Site Autarquico de Lagoa

Início |13,3º | segunda-feira, 24 de abril de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
pt | en |
Mapa

Iniciativas

Orçamento Participativo 2016Lagoa Cidade do Vinho 2016 Viva +Centro de Deposição de Resíduos Cerca da LapaRevisão da Carta EducativaPlano Estratégico de Desenvolvimento | Cidade de Lagoa Prémio Literário Santos Stockler

Francisco Martins | Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

Francisco Martins | Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

A ligação de Lagoa ao vinho remonta a tempos imemoráveis. Fenícios, Cartagineses, Romanos, Árabes e outros povos que demandaram as terras do sul da Península Ibérica, desde sempre reconheceram, nos territórios que hoje constituem o nosso concelho, condições únicas para a cultura da vinha. Conta-se entre os mais velhos, que no mês de setembro, na década de sessenta e setenta do século passado, quem chegava a Lagoa, amiúde comentava que “cheirava a vinho”. Tratava-se do cheiro do mosto que fermentava nas muitas adegas existentes na região. Por conseguinte, é com propriedade que afirmo que o vinho faz parte da cultura e da identidade de Lagoa.

Depois do ano temático do “Mar” em 2014, o “Vinho e a Vinha”, precisamente, neste ano de 2015 que ainda decorre, em 2016, teremos em Lagoa, como tema, “As Nossas Gentes, a Nossa Identidade”. É nesse sentido que surge a presente candidatura, mas não só. Pessoalmente, acompanho e reconheço, o extraordinário trabalho que os produtores vitivinícolas do Algarve, em geral, e de Lagoa, em particular, têm desenvolvido ao longo dos últimos anos. A região está a produzir cada vez mais vinho e cada vez com maior qualidade! Tendo em conta os milhões de visitantes que anualmente nos procuram, oriundos praticamente de todo o mundo, o Algarve é “uma janela de oportunidade” que se abre, para a promoção do produto “Vinho”, numa dimensão não apenas local e regional, mas, sobretudo, nacional.

Nesta perspetiva, a candidatura de Lagoa a “Cidade do Vinho 2016”, apresenta um cariz supramunicipal, envolvendo, praticamente, todos os municípios do Algarve, os organismos e entidades públicas regionais e os principais agentes económicos relacionados com a Vitivinicultura e o Turismo. Internamente, estou em condições de garantir o total compromisso do Município neste projeto, em particular o empenho de uma equipa de técnicos da autarquia, determinados a contribuir, com a sua experiência, criatividade e denodado esforço, para um grande sucesso do mesmo.

Lagoa, outubro de 2015

 

Francisco José Malveiro Martins

AGENDA

PUBLICAÇÔES


Água