Site Autarquico de Lagoa

Início |18,1º | sábado, 29 de abril de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
pt | en |
Mapa

Iniciativas

Orçamento Participativo 2016Lagoa Cidade do Vinho 2016 Viva +Centro de Deposição de Resíduos Cerca da LapaRevisão da Carta EducativaPlano Estratégico de Desenvolvimento | Cidade de Lagoa Prémio Literário Santos Stockler

Família do Lado - Edição 2014

Família do Lado - Edição 2014

Família do Lado - Edição 2014

Sabia que em Portugal existem mais de 170 nacionalidades e se falam mais de 100 línguas? Certamente que nas ruas da sua cidade/região existem muitas pessoas de diferentes origens.


Já alguma vez pensou porque vieram para o nosso país e quais as suas impressões e experiências aqui vividas? Ou talvez seja imigrante e gostaria de ter a oportunidade de conhecer melhor a cultura portuguesa e fazer novas amizades, capazes de fortalecer o seu processo de integração em Portugal!

O Quê?

O projeto “Família do Lado – 2014” é uma iniciativa através da qual uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias - uma imigrante e outra autóctone (ou vice versa) - para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento do “Outro”.

Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país.
O projeto transnacional foi criado na República Checa em 2004 e assenta no conceito de “Bairros Inclusivos”.

Quem organiza?

Em Portugal, a iniciativa é dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações, em parceira com autarquias e organizações da sociedade civil de todo o país.

Quando?

Todos os encontros terão lugar no domingo 23 de novembro de 2014, às 13h, em todo o território nacional e em todos os países que se associarem à realização desta iniciativa.

Quem poderá participar?

Poderão participar nesta atividade, famílias imigrantes e famílias autóctones que desejem contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portugal.

Como?

Para participar as famílias deverão contactar a entidade organizadora mais próxima da sua área de residência (Município de Lagoa), onde poderão obter mais informações e inscrever-se na qualidade de família anfitriã ou de família visitante.

Para se inscrever poderá ainda fazer o download da ficha de inscrição e enviar por correio eletrónico para o Município de Lagoa.

Assistentes

Se não pode inscrever-se enquanto família, nomeadamente por trabalhar na área da imigração e já estar sensibilizado para estas questões, poderá inscrever-se enquanto Assistente – elemento crucial no acompanhamento de cada par de famílias, desde a inscrição até ao dia do encontro, fazendo parte do almoço.

Para tal basta inscrever-se junto da entidade organizadora da iniciativa no seu concelho (Município de Lagoa), deslocando-se pessoalmente ou através do envio da ficha de inscrição por correio.

Ficha de Inscrição para Assistentes 2014


Ficha de Inscrição para Assistentes 2014 - Inglês


Guia para Assistentes 2014


Mais informações em:

Câmara Municipal de Lagoa

Email: expediente@cm-lagoa.pt

Tel.: 282 380 432

www.acm.gov.pt e Facebook ACMigrações

 

 

 


AGENDA

PUBLICAÇÔES


Água