Smartcity Lagoa

Projeto no espaço urbano de experiências e uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação de gestão urbana e ação social. Agregador das áreas de Internet das Coisas, Big Data e Governança Algorítmica, de modo a criar condições de sustentabilidade, melhoria das condições de existência e fomentar uma economia baseada na análise de dados.

 

I - SUMÁRIO EXECUTIVO

 

O executivo que eu tenho a honra de presidir tomou posse no dia 19 de Outubro de 2013 alterando a tendência politica que governou Lagoa nos 28 anos anteriores.

 

Estamos em crer que para o sucesso desta empreitada em muito contribuiu a nossa mensagem simples mas veemente no sentido de alterar os paradigmas de governação existentes.

 

A mudança radical preconizada na vertente da acessibilidade e mobilidade bem como na forma de gestão dos serviços públicos essenciais, cuja má gestão dos resíduos era a face mais visível das nossas críticas, foi por nós assumida como objectivos fundamentais para o nosso mandado.

 

Nesta vertente, entendemos que Lagoa tem potencial para crescer e evoluir para se tornar mais SMART, baseando-se nos princípios de sustentabilidade socio-económicos que consideramos alicerces de base para qualquer município que pretenda promover a melhoria das condições de vida, não só para os que cá vivem e trabalham, mas também para os que nos visitam.

 

Após visitarmos e estudarmos alguns exemplos de SMARTcities nacionais e internacionais, consideramos ser esta uma orientação que motivará a mudança do paradigma actual visando uma maior participação da população e uma partilha de conhecimento que potenciará uma governação mais próxima do cidadão, visando essencialmente o cidadão, um dos principios mais puros da democracia.

 

Todavia, e para que consigamos almejar os nossos objetivos as parcerias são fundamentais.

 

Considerando que parte deste caminho tem sido facilitado pela INTELI junto de outros municipios e instituições e que a sua missão e valores em tudo se coaduna com a nossa posição, consideramos uma mais valia para a assunção de um projeto de valorização do nosso municipio bem como de networking entre instituições a nossa adesão à rede Inteli.

 

Neste sentido o projecto que submetemos para apreciação constitui o primeiro passo neste sentido.

 


 

Projeto: Smartcity Lagoa

Artigo da revista Smartcities #14