Biblioteca Municipal

“Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é a aventura”.

Breve história

 1  3

  

Com o objetivo de servir a Cultura, em 1983 o antigo depósito da água situado junto à Igreja Matriz foi remodelado para receber a Biblioteca Municipal de Lagoa. Assim, em 10 de junho de 1983 foi inaugurado este espaço, que já nesta altura albergava perto de 6500 documentos.

Este primeiro edifício possuía uma excelente imagem arquitetónica que impunha preservar, no entanto com o decorrer dos anos tornou-se exíguo para as exigências da Biblioteca.

O plano de atividades do município de Lagoa datado de 1991, refere que “A Biblioteca Municipal tem tido um incremento bastante grande, pelo que urge dotá-la de outras instalações, assim importa um projeto de adaptação do ex-teatro a nova Biblioteca, para o candidatar a financiamento no âmbito do Programa da Rede Pública de Bibliotecas, patrocinado pelo IBL (Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro).”

No biénio 1992-93, o Programa de Criação da Rede Nacional de Bibliotecas de Leitura Pública, contemplou 18 municípios de norte a sul do país, entre eles o Município de Lagoa. Assim, no dia 15 de dezembro de 1993 foi celebrado o protocolo entre o IBL e o Município, onde o Município suportava 60% do financiamento e o IBL os restantes 40%.

Considerava-se que as Bibliotecas de Leitura Pública proporcionavam um fácil acesso à informação, constituíam um fator importante não apenas do ponto de vista cultural e educativo (colaborando com as escolas no combate ao analfabetismo e na criação de hábitos de leitura), mas também ao próprio desenvolvimento socioeconómico da população em geral, apoiando atividades individuais ou em grupo.

O projeto desta Biblioteca tratou-se de um projeto de uma BM1 (para concelhos com população inferior a 20 000 habitantes), onde se pretendeu construir um espaço moderno e aberto às novas tecnologias, tendo em conta os condicionamentos do espaço físico, da inserção urbana e das características climáticas nomeadamente no que se refere à orientação, iluminação e ventilação naturais.

O edifício escolhido para albergar as novas instalações foi um edifício do início do século que inicialmente estava destinado a ser o Teatro Municipal. Este teatro foi implantado sobre o antigo Cemitério, tendo sido feita a transladação dos corpos para o novo Cemitério em 1882. A população de Lagoa não viu com bons olhos a construção do Teatro no local do antigo Cemitério. Assim, ao longo dos anos o edifício teve várias utilizações: canil, armazém de materiais vários, garagem de veículo de transporte do matadouro Municipal, ginásio, entre outros usos.

Após a decisão do seu aproveitamento para Biblioteca, iniciaram-se as obras de remodelação em 1994, ficando concluídas em 1997. Trata-se de um edifício com uma área de 680 m2 distribuída por 2 pisos.

As novas instalações abririam ao público em 23 de setembro de 1997, inauguradas pelo Ministro da Cultura da altura Manuel Maria Carrilho e sob a Presidência da Câmara de Joaquim Carlos Piscarreta Rego.

Com o decorrer dos anos tornou-se necessária a realização de obras para uma modernização do espaço e uma adaptação às novas realidades. Assim em 17 de maio de 2013, o Presidente da autarquia José Inácio Marques Eduardo, inaugurou um novo espaço contíguo ao existente, o que veio permitir um crescimento e melhores condições à infraestrutura existente.

Em outubro de 2016, passou a funcionar num espaço provisório enquanto decorreram as obras de melhoramento do espaço do início do século XX, reabrindo ao público a 08 de setembro de 2017, sendo o Presidente da autarquia Francisco José Malveiro Martins.

Com estas últimas obras procedeu-se à substituição do mobiliário, além de terem sido melhoradas uma Sala Polivalente, a Sala Infantil, a Sala de Leitura e a Sala Multimédia, bem como a receção.

IMG 0901 

 

 

 

 

 

Pin It

Imprimir

 

Biblioteca Municipal de Lagoa
37°08'09.053"N 8°27'17.840"W
Largo dos Combatentes da Grande Guerra
8400-338 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 436
 +351 282 381 531
Caixa de correio eletronico 

documentos 1   

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.