Arquivo Municipal

"Preservar a nossa Memória como testemunho do Passado, possibilitando uma melhor compreensão do Presente, transportando-a para o Futuro"

Arquivo_Municipal

 

Breve história

  • Arquivo_sec.XX

O edifício que alberga o Arquivo Municipal de Lagoa começou a ser construído em 1887, servindo durante mais de meio século, como depósito de água para colmatar a necessidade de abastecimento à vila de Lagoa.
Após um longo período de inatividade foi reconvertido para, entre 1983 e 1997, instalar a Biblioteca Municipal de Lagoa.

Em 1999, a Câmara Municipal de Lagoa concorreu ao Programa de Apoio à Rede Nacional de Arquivos Municipais, patrocinado pelo, na altura denominado, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, visando a adaptação do edifício para Arquivo Municipal e a aquisição de equipamentos de gestão e tratamento arquivístico. Inaugurado em 2001, o edifício enceta assim uma nova fase da sua existência.

A documentação que faz parte integrante do Arquivo Municipal de Lagoa consiste num acervo que foi sendo constituído ao longo do tempo. Armazenada, primeiro na C. M. L. (inclusive nas águas furtadas), foi maioritariamente transferida para o Centro Cultural Convento de S. José, onde permaneceu durante duas décadas.

Pin It

Imprimir

 

Arquivo Municipal de Lagoa
37°08'08.6"N 8°27'16.8"W
Largo dos Combatentes da Grande Guerra
8400-338 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 435
 +351 282 352 670
Caixa de correio eletronico 

Dias e horários

documentos 1   

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.