Proteção Civil

A proteção​ civil é a atividade desen​​volvida pelo Estado, Regiões Autónom​as e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com​ a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pes​soas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

Apesar da amenidade do nosso clima, a ocorrência súbita de alterações meteorológicas pode afetar gravemente pessoas e bens.

 

0 que é a trovoada?

  • Uma ou mais descargas elétricas bruscas que se manifestam por um clarão breve e forte (Relâmpago) e um ruído seco ou ribombar surdo (Trovão).
  • Se contar menos de 5 segundos entre o relâmpago e o trovão, está perto do perigo, há que proteger-se.

 

0 que é um temporal ou tempestade?

  • Um temporal ou tempestade reconhece-se pelos seus aspetos destruidores, podendo ser de chuva, de vento, de granizo, de neve, de poeira ou de areia.
  • Para prevenir os efeitos desta situação, mantenha-se sempre informado sobre a previsão do estado do tempo e cumpra as medidas de auto-protecçao que se recomendam.
  • Para minimizar os efeitos prejudiciais de um temporal ou de uma trovoada siga as recomendações deste folheto e divulgue-as.

 

 

 

Prevenção, proteção e sensibilização

 

 

Pin It

Imprimir

 

Proteção Civil - Lagoa
37°07'56.402"N 8°26'58.290"W
Rua dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, 379
8400-379 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 352 888
Caixa de correio eletronico  

flyer de Sensibilização Proteção Incêndios Rurais

Documentação Contactos de emergência

Sítio da Internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO