Proteção Civil

A proteção​ civil é a atividade desen​​volvida pelo Estado, Regiões Autónom​as e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com​ a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pes​soas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

Os sismos são fenómenos naturais frequentes em Portugal, embora na sua grande maioria não sejam sentidos pelo Homem. Ao longo da História, há notícia de alguns sismos catastróficos que afetaram o nosso País.

Tem a sua origem normalmente em zonas onde a crosta terrestre está fraturada (falhas), podendo as vibrações por ele produzidas durar desde poucos segundos até alguns minutos.

Após o primeiro abalo acontecem espaçadamente outros mais fracos (réplicas).

Na maior parte dos casos os sismos acontecem devido a movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectónicas que formam a superfície terrestre, as quais se movimentam entre si.

Os sismos também podem ser originados por movimentos de falhas existentes no interior das placas tectónicas, por atividade vulcânica e, mais raramente, podem ser provocados por deslocamentos de terreno, tais como abatimentos e escorregamentos.

O ponto á superfície da Terra onde o sismo é sentido com maior intensidade é chamado epicentro.

Quando a atividade sísmica é gerada no oceano, pode originar tsunamis, provocando grandes destruições em estruturas costeiras ou ribeirinhas (embarcações, casas, pontes, etc.).

Ainda não é possível fazer uma previsão de sismos. Não se sabe por isso se um próximo será fraco e passará despercebido, ou tão forte que provoque efeitos destruidores. Também não é possível saber quando nem onde ocorrerá.

 

 

Prevenção, proteção e sensibilização

 

 

Pin It

Imprimir

 

Proteção Civil - Lagoa
37°07'56.402"N 8°26'58.290"W
Rua dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, 379
8400-379 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 352 888
Caixa de correio eletronico  

flyer de Sensibilização Proteção Incêndios Rurais

Documentação Contactos de emergência

Sítio da Internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.