Bandeira Qualidade de Ouro   Bandeira de Praia Acessível   Bandeira azul

  • Praia Sra. da Rocha
  • Praia Sra. da Rocha
  • Praia Sra. da Rocha
  • Praia Sra. da Rocha

Praia vigiada   Posto de primeiros socorros   Bar   Restaurante   Instalações sanitárias   Chuveiros   Área condicionada   Área recreio   Parque de estacionamento   Estacionamento p/ pessoas com mobilidade reduzida   AcessoRampa 1 35px   Acesso à praia por escadas   Recolha de resíduos   Recolha selectiva   Percurso Marítimo

 


Não é por acaso que esta pequena praia foi escolhida para porto de abrigo das gentes do mar. Aconchegada entre dois promontórios, o areal está protegido contra grande parte das intempéries que, desde sempre, ameaçaram a vida dos pescadores. Quando o abrigo das pequena baía não era suficiente, a fé era o outro porto dos navegantes que, seguindo um impulso místico ancestral, ergueram no promontório sagrado a pequena ermida de N. Sra. da Rocha.

Para quem passa pelo Concelho de Lagoa, é incontornável um curto passeio indolente ao promontório e à sua ermida. Dali avistam-se as duas baías - a da Praia Nova e a da Praia da N. Sra. da Rocha, com o seu núcleo de pesca tradicional a conviver com uma intensa atividade balnear, num areal que mal chega aos 90m de extensão. Com alguma sorte podem avistar-se grupos de golfinhos a brincar ao largo.

 

Bandeiras Atribuídas à Praia de N.ª Srª. da Rocha

A Bandeira Azul

Bandeira azulO programa da Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrado no Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE - Federação Europeia de Educação ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular, para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas ai existentes. O galardão da excelência é atribuído a praias que cumpram uma trintena de critérios de qualidade e de segurança após um processo de candidatura da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, operador nacional de Bandeira Azul.

De entre os critérios necessários à atribuição da Bandeira Azul, destaca-se a realização de actividades de educação ambiental, cujo tema em 2017 é "O teu Planeta é a tua Terra!".

 

A Bandeira Praia Acessível

Bandeira Praia Acessível

Os requisitos de cumprimento obrigatório que determinam a atribuição da classificação de "acessível" a uma zona balnear, permitindo o hastear do respetivo galardão, são os seguintes:

  • Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente, até uma entrada acessível da zona balnear;
  • Estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, localizados o mais próximo possível dessa entrada;
  • Rede de percursos pedonais acessíveis na praia, totalmente livre de obstáculos e de interrupções, que incluirá passadeiras no areal, sempre que este exista, e, nos restantes casos, um percurso pavimentado, firme e contínuo. Caso existam desníveis, os degraus terão de ser complementados por rampas suaves com corrimãos e/ou meios mecânicos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada (ascensores ou plataformas elevatórias).
  • Esta rede de percursos acessíveis conduzirá necessariamente:
    • à Zona de banhos de sol (chapéus de sol, toldos, barracas) e o mais próximo possível da água;
    • a Instalações Sanitárias adaptadas;
    • a um Posto de Primeiros Socorros acessível.
    • Presença de Nadador Salvador;
  • Informação ao público à entrada da praia e na página eletrónica do município, detalhando as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada. 

 

A Bandeira Qualidade Ouro

Bandeira Qualidade Ouro

Para obter o galardão QUALIDADE OURO da QUERCUS, as águas balneares deverão cumprir um conjunto de critérios, de que se destaca a qualidade da água EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares, segundo a informação disponibilizada pela APA - Agencia Portuguesa do Ambiente.

Com a bandeira Qualidade De Ouro para as praias, a QUERCUS pretende contribuir para motivar os Municípios a dinamizarem uma cultura de desempenho ambiental com reflexos na qualidade da água balnear.

 

Código de Conduta das Áreas Balneares

iconLixo

Por favor utilize os caixotes de lixo existentes e, se houver recolha selectiva, separe os resíduos correctamente.

Não deixe o lixo na praia, nem o lance para o mar.

iconWC

Utilize os sanitários, não faça as suas necessidades no mar ou na praia, evitando a contaminação da areia e da água.

iconCigarros

Por favor coloque as pontas de cigarro em local adequado. Não deixe na praia.

iconRuido

Por favor não produza ruído de forma a incomodar os outros utentes da praia.

Evite o uso de aparelhagens com som demasiado elevado.

iconNadador

Para sua própria segurança, respeite as indicações do Nadador-Salvador bem como as Bandeiras de Sinalização do estado do mar.

iconAnimais

É proibida a presença de animais na praia.

iconArribas

Ao caminhar ao longo das arribas, por favor utilize os caminhos já estabelecidos. Não danifique a vegetação e não perturbe os animais que aí vivem.

iconEmbarcacoes

Se possuir embarcações de recreio, evite o derrame de óleos e combustíveis para o mar. Acondicione o lixo produzido na embarcação e deposite-o num contentor ao chegar a terra.

 

Informação Sobre a Água Balnear

Resultados das Análises para Escherichia Coli
legenda  
  DATA DE ANÁLISE 15/05/2017 05/06/2017 03/07/2017 31/07/2017 28/08/2017 25/09/2017 0
  RESULTADO (mnp/100ml) 30 <15 30 <15 30 15 0

 

Menor que 250 (mnp/100ml)
Água de qualidade excelente
Acima de 250 (mnp/100ml)
Pode ocorrer ocasionalmente na época balnear

 

 

Resultados das Análises para Enterococos Intestinais
legenda  
  DATA DE ANÁLISE 15/05/2017 05/06/2017 03/07/2017 31/07/2017 28/08/2017 25/09/2017 0
  RESULTADO (mnp/100ml) <15 <15 15 <15 46 15 0

 

Menor que 250 (mnp/100ml)
Água de qualidade excelente
Acima de 250 (mnp/100ml)
Pode ocorrer ocasionalmente na época balnear

 

Faixas de Risco, Arribas Instáveis

A evolução (erosão) natural das arribas processa-se numa sequência intermitente e descontínua de derrocadas instantâneas que constitui perigo para os utentes das praias.

  • ZDerrocadasPRocha

FAIXA DE RISCO correspondente à área passível de ser ocupada pelos resíduos do desmoronamento e tem largura até 1,5 vezes a altura da arriba. Quanto mais próximo da arriba estiver, mais provável é ser atingido pelos blocos de uma derrocada. Para sua segurança permaneça afastado do topo e da base das arribas, bem como de penedos isolados.

  • faixaderisco

  • legenda

 

 

 

contentmap_plugin