Paços do Concelho

Paços do concelho é a denominação tradicional dos edifícios onde está sediada a administração local de cada um dos municípios portugueses. No edifício dos paços do concelho está sempre instalada a sede da câmara municipal (poder executivo colegiado local) do respetivo concelho, podendo albergar, também, outros serviços e órgãos municipais.

Antigo Edifício dos Paços do Concelho

O primeiro edifício a ser construído com o propósito de servir de Paços do Concelho foi concluído em 1861, na vigência do Presidente João Bentes Castel Branco, quase um século após a ascenção de Lagoa a sede de Concelho.
Não tendo sido criado de raíz, tem por base a Capela da N. Sra. do Pé da Cruz, cuja existência se presume remontar ao séc. XIV, tendo sido adquirida pela Câmara Municipal em 1859. Foi o então Presidente que executou as plantas das Casas da Câmara, com todas as reparticões e da cadeia ( para albergar os delitos penais). O edifício mostrava-se aberto, espaçoso e elegante. Contudo, o povo nunca entendeu, nem sequer aprovou tal situação. Era hábito ouvir dizer " isto de se construir uma cadeia no mesmo chão onde se erguia a casa de Deus, não lembra a ninguém, nem aos hereges". Tal situação, constituiu, durante muitos anos, tema bastante forte, que esteve na origem de exacerbadas conversas públicas e privadas.

Atualmente, este antigo edifício alberga os Serviços de Cultura e Educação e Acção Social e Saúde.

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta Feira das 09h00 - 12h30 e das 14h00 - 17h30

 

Palacete Cor de Rosa

Em 1935, a Câmara Municipal de Lagoa adquiriu o Palacete Cor-de-Rosa, com a finalidade de albergar alguns serviços da Câmara. Este imponente edifício era anteriormente designado por Palácio da Independência. A nível arquitectónico, e apesar das várias remodelações sofridas essencialmente no seu interior, assume tendências neoclássicas. Elementos como o embasamento de pedra e o avanço do volume central dão dinâmica e dignidade ao plano marginal. De salientar a riqueza formal das vergas das janelas em cantaria de lioz com arcos abatidos nos volumes laterais e pilastras laterais com capitel.

Presentemente, no Palacete Cor de Rosa funcionam os Serviços de Contabilidade e Tesouraria.

Horário de Funcionamento: 

Segunda a Sexta Feira das 09h00 – 12h30 e das 14h00 – 17h30

 

Novo Edício dos Paços do Concelho

De acordo com o que estava planificado e na sequência de outras construções e recuperação de imóveis para o património municipal, a Câmara Municipal de Lagoa mandou construir o novo edifício sede da Autarquia, ao lado do chamado Palacete Cor de Rosa.

Trata-se de um imóvel moderno, com três pisos acima do solo, desenvolvendo-se em torno de uma escadaria principal e desenhado para albergar os Gabinetes da Presidência, Vereação e sala de reuniões, assim como a maioria dos Serviços Administrativos Municipais, sendo que ao nível mais baixo, estão instaladas as Secções com maior apetência e capacidade de atendimento dos munícipes.

O novo edifício da Câmara foi inaugurado, a 16 de Janeiro de 2004, pelo Secretário de Estado da Administração Local, Dr. Miguel Relvas acompanhado pelo Governador Civil de Faro, Sr. José Valentim Rosado e pelo Presidente do Município, Dr. José Inácio Marques Eduardo, entre outras personalidades da vida política, publica e privada, que tiveram a oportunidade de, muito de perto, perceberem a verdadeira dimensão e grandeza de um edifício construído de raiz para satisfazer as necessidades, sempre crescentes, inerentes às exigências de administração de um Município essencialmente virado para o turismo e afins, em permanente progresso e modernidade.

Horário de Funcionamento: 

Segunda a Sexta Feira das 09h00 - 12h30 e das 14h00 - 17h30

 


 

 


Imprimir

 

Município de Lagoa
37°08'06.309"N 8°27'23.655"W
Largo do Município
8400-851 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 400
 +351 282 380 444
     www.cm-lagoa.pt
Caixa de correio eletronico