Lagoa reforça apoio a atletas estudantes e ao associativismo

A ESPAMOL - Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira em Lagoa tem uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE). Apoia já 25 atletasestudantes e jovens talentos das seleções nacionais de cinco modalidades, vindos de todo o barlavento algarvio.

 

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, sublinhou durante a sua visita Lagoa, a 8 de março’19, que estas estruturas - de que é exemplo a UAARE criada na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira em Lagoa - servem para facilitar a conciliação entre a vida desportiva e a vida escolar dos jovens que queiram investir nas duas em simultâneo.

O governante foi recebido pelo presidente do Município de Lagoa, Francisco Martins, e pelo seu executivo, pelo presidente do Agrupamento de Escolas, Professor Eduardo Luís, entre outros responsáveis. Juntos visitaram a sala que está a ser intervencionada para apoiar a UAARE, descerraram uma lápide comemorativa, e contactaram com jovens atletas que já estão a beneficiar do apoio ao alto rendimento em Lagoa.

A UAARE é uma estrutura técnico-pedagógica, criada em Escolas onde existam alunos (nível secundário) que sejam simultaneamente estudantes e atletas provenientes dos Centros de Alto Rendimento Desportivo, de Federações, Associações ou Clubes. O caso de Lagoa resultou do esforço de cooperação entre diferentes áreas e níveis de responsabilidade local, regional e nacional, envolvidos.

A sede da Associação Cultural e Desportiva CHE Lagoense é uma dessas estruturas locais que promove a prática desportiva e cujas instalações receberam recentemente melhorias significativas. Também por isso foi incluída no programa deste dia dedicado a valorizar a articulação entre o desporto, a educação, e as estruturas associativas locais.

O presidente da ACD- CHE Lagoense, José Armando Silva acompanhado de outros dirigentes e técnicos da associação, recebeu a comitiva que visitou as instalações, agradeceu o apoio do Município, das estruturas regionais do IPDJ e da respetiva tutela, destacando a importância da cooperação para a vida associativa. Os resultados desportivos alcançados recentemente em várias modalidades pela CHE Lagoense, nomeadamente no badminton, bem como as exibições do grupo de ginástica rítmica e do grupo de mais de uma vintena de cavaquinhos, foram evidências aplaudidas no local.

Pin It

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO