A Administração Regional de Saúde do Algarve e a Câmara Municipal de Lagoa celebraram um protocolo de colaboração com vista à disponibilização de consultas de saúde oral neste concelho.

A assinatura dos protocolos pela vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Josélia Gonçalves, pela Vereadora da Câmara Lagoa, Anabela Simões, realizou-se na cerimónia «Saúde Oral Para Todos», promovida pelo Ministério da Saúde, no dia 19 de setembro em Lisboa, e vai permitir ao SNS do Algarve ter 50% do seu território coberto com consultas de medicina dentária até ao fim do primeiro trimestre do próximo ano.

No âmbito destes protocolos de colaboração, os municípios vão conceder apoio financeiro que se destina exclusivamente à aquisição de equipamento clínico para as salas de saúde oral dos respetivos Centros de Saúde, enquanto que a ARS Algarve disponibiliza os profissionais de saúde.

Este projeto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários e prestação de consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde, numa promoção de uma política efetiva de combate às assimetrias territoriais e sociais, vai ser alargado em 2019 aos Centros de Saúde de Lagoa, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António, prevendo-se a cobertura total do território algarvio com consultas de saúde oral até ao fim do próximo ano.

A referenciação dos utentes para as consultas de Medicina Dentária é efetuada através do Médico de Família ou de outro médico do Centro de Saúde.

Programa Lagoa Cidade Educadora