África em destaque na 5ª edição do Mercado de Culturas…à Luz das Velas

5 a 8 de Julho 2018 I horário: 19h00 às 01h00

LAGOA - Convento de São José e ruas circundantes

Entrada livre

De 5 a 8 de Julho o Convento de São José em Lagoa e ruas circundantes voltam a ser o epicentro do Mercado de Culturas…à Luz das Velas.

Ao longo de 4 noites mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.

Este evento cultural, de caraterísticas únicas em Portugal, na sua quinta edição terá como temática cultural o vasto continente africano, nas mais diversas vertentes: música, dança, gastronomia, artesanato, escultura e pintura.

As músicas tradicionais de raiz africana estarão em destaque com a presença de KILEMA (Madagáscar), MUHSILWAN (Sudão / Marrocos / Guiné Conacri), ABOUBACAR SYLA & DOUDOU NGOM (Guiné Conacri / Senegal), Yeliké Camara & Gassim Camara (Guiné Conacri), ZÉ MANEL MARTINS QUARTETO (Angola) e CHERIF BACISKO (Guiné-Bissau). A destacar também a presença do Dj AHMED ALSUDANI (Sudão) que irá apresentar diariamente um set musical denominado África Chillout Night Sessions.

Um dos pontos altos deste evento será a atuação diária de um grupo de percussionistas e bailarinos africanos (Senegal, Guiné Conacri, Costa do Marfim e Mali), que irão interpretar ritmos Afro-Mandingas que evocam as celebrações festivas, rituais religiosos, rituais de emancipação e passagem, rituais de evocação espírita, entre outros que fazem parte do quotidiano desta cultura.

O Convento de São José será o cenário de uma extraordinária exposição de estátuas e artefactos de diferentes países africanos, denominada “Mãe África – A Mulher e a Fertilidade na África Negra”

A gastronomia africana também terá um papel preponderante neste evento, cuja temática cultural é África. Neste sentido, os claustros do Convento de São José irão converter-se num restaurante de comida africana, e diariamente o Mercado Municipal de Lagoa receberá uma demonstração de comida africana com a cozinheira angolana Carla Costa.

Por último, e não menos importante será o acendimento diário de milhares de velas, com as quais serão desenhados 40 símbolos relacionados com África, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado, constituindo um espetáculo de enorme beleza visual.

Nesta quinta edição, são esperadas mais de 40000 pessoas ao longo de 4 noites que se esperam mágicas, repletas de luz e de boas vibrações.

De referir que a entrada para o evento é livre.

https://www.facebook.com/mercadoluzdasvelas/

Informação disponível na Smart City: Lagoa 

Pin It

Programa Lagoa Cidade Educadora

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO