Este ano serão 7 as praias do concelho de Lagoa às quais será atribuído o galardão máximo de qualidade ambiental: a Bandeira Azul.

A Praia do Pintadinho reconquista esta distinção e junta-se, assim, às praias de Ferragudo (Praia Grande), Caneiros, N. Sr.ª da Rocha, Vale do Olival, Vale Centeanes e Carvoeiro (recentemente distinguida pela European Best Destinations como “A Melhor Praia da Europa”).

“Ultrapassando uma vez mais as três centenas de praias galardoadas, mais de 55% da totalidade das praias portuguesas”, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anuncia a atribuição de 332 Bandeiras Azuis a praias, 18 a portos de recreio/marinas e 7 a embarcações ecoturísticas.

O Algarve continua a ser a região do país onde se concentra um maior número de praias com o selo de qualidade Bandeira Azul, com um total de 90 (situadas em 13 dos 16 concelhos da região), de entre 299 praias costeiras em todo o país. Critérios como Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário são, assim, critérios que as praias algarvias têm conseguido cumprir.

Esta atribuição surge a praticamente uma semana da abertura oficial da época balnear, que acontece em Lagoa no próximo dia 15 de maio, e que decorre, este ano, num período alargado, até dia 15 de outubro (nas praias de Albandeira, Carvalho, Marinha e Ferragudo, entre 1 de junho e 30 de setembro).

O Programa Bandeira Azul é um projeto de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela ABAE, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, que distingue o esforço de várias entidades em coadunar o desenvolvimento local com o respeito pelo ambiente.

 

 

Pin It

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO