A "Família do Lado" (Next Door Family EU) está de volta para a sua 6.ª edição.

Sabia que em Portugal existem mais de 180 nacionalidades e se falam mais de 100 línguas? Certamente que nas ruas da sua cidade/região existem muitas pessoas de diferentes origens.

Já alguma vez pensou porque vieram para o nosso país e quais as suas experiências aqui vividas? Ou talvez seja imigrante e gostasse de ter a oportunidade de conhecer melhor a cultura portuguesa e fazer novas amizades, capazes de fortalecer o seu processo de integração em Portugal?

O Município de Lagoa aderiu à iniciativa, dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações, inscrevendo-se para a sua implementação a nível local dando corpo a este projeto transnacional, criado na República Checa em 2004 , em que uma família aceita receber em sua casa uma outra família que não conheça, constituindo-se assim pares de famílias - uma imigrante ou refugiada e outra autóctone - para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura de origem, como forma de acolhimento.

Todos os encontros terão lugar no domingo, dia 26 de novembro, às 13h00, em todo o território nacional, Espanha e República Checa.

Poderão participar nesta atividade, famílias imigrantes e famílias autóctones que desejem contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portugal.

Para participar as famílias deverão contactar o Município de Lagoa, onde poderão obter mais informações e inscrever-se na qualidade de família anfitriã ou de família visitante.

Se não pode inscrever-se enquanto família, poderá inscrever-se enquanto Assistente – elemento crucial no acompanhamento de cada par de famílias, desde a inscrição até ao dia do encontro, fazendo parte do almoço.