Dina Mendonça

IFILNOVA, NOVA FCSH, UNL

Filosofia para Crianças e Jovens: alguns aspetos fundamentais

Sinopse: Nesta conferência pretende-se realizar uma pequena introdução a várias metodologias da Filosofia para e com Crianças e Jovens apontando alguns dos traços fundamentais que permitem promover a capacidade de reflexão, questionamento e resolução de problemas. A apresentação visa mostrar de que modo a metodologia contribui para o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as capacidades de verbalização do pensamento e dos modos de comunicação e confronto de ideias. Esta aprendizagem multifacetada da atividade do pensar é feita através da criação de um diálogo e de uma comunidade de investigação assente na reflexão dos participantes das sessões. A apresentação indicará de que modo o programa pedagógico permite repensar alguns dos pontos fundamentais da educação.