Sandra Barão Nobre

Sandra Barão Nobre

Abiblioterapeuta.com

Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no 1º CEB 

Sinopse: Em Portugal, 8% dos bebés nascem prematuros. São cerca de 17 bebés prematuros por dia, sujeitos a internamentos prolongados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais. Durante estes internamentos, os bebés perdem a oportunidade de manter um contacto estimulante com os pais, nomeadamente através do toque, que beneficia o seu desenvolvimento físico, psicológico, motor, social e emocional. Alguns, no futuro, acabam por revelar dificuldades no seu desenvolvimento cognitivo. Neste contexto, a voz do pai e da mãe surge como um recurso valiosíssimo para os ajudar desde o primeiro momento. Estudos recentes, oriundos dos Estados Unidos da América e do Canadá, têm vindo a evidenciar uma série de benefícios associados à leitura em voz alta para bebés prematuros durante o internamento e após a alta hospitalar.

Nesta conferência, a autora abordará este processo ancestral e simples aplicado em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais e partilhará o seu potencial enquanto uma nova ferramenta de intervenção precoce com efeitos duradouros, já que bebés estimulados cognitiva, intelectual e emocionalmente tornar-se-ão adultos globalmente mais saudáveis.

Em Portugal, começam a dar-se agora os primeiros passos neste campo.

 

Livros Editados

“Uma Volta ao Mundo com Leitores” (2017). Relógio d’ Água Editores

 

Pin It
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.