Lourdes Mata

 Lourdes Mata
ISP - Instituto Universitário

As emoções na sala de aula - Conhecer, reconhecer e gerir para Aprender a Ser 

Sinopse: Para além das competências cognitivas, sabe-se hoje em dia que os aspetos afetivos são elementos importantes para a aprendizagem em contexto educativo. Assim, entre outros aspetos, tem-se procurado não só compreender as emoções vivenciadas pelas crianças e jovens na sala de aula e o seu papel, como também identificar formas de atuar, promotoras de ambientes positivos, que facilitem todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta intervenção serão apresentados alguns resultados de trabalhos de investigação desenvolvidos sobre as emoções em contextos educativos, com estudantes de diferentes faixas etárias direcionadas para diferentes tópicos (e.g. sala de aula, matemática, leitura). Para além disso irão também ser apresentados alguns instrumentos disponíveis para profissionais e que podem ajudá-los na sua prática pedagógica.

Algumas Publicações - 2017
Mata, L., Pedro, I., & Peixoto, F. (submitted). Parental support, student motivational orientation and achievement: Mediating effects of adolescent emotions. (Submitted to Parenting: Science and Practice).
Mata, L., Peixoto, F., Monteiro, V., & Sanches, C. (2017). Emoções face à matemática e progressão na escolaridade – Estudo longitudinal com alunos do 2º e do 3º ciclos de escolaridade. Análise Psicológica, 35(2), 125-144. doi: 10.14417/AP.1227.
Peixoto, F., Mata, L., Monteiro, V., Sanches, C., Bártolo-Ribeiro, R., & Pipa, J. (2017). Validação da Escala de Autoconceito e Autoestima (EAAPA) e Análise da Estrutura Organizativa do Autoconceito em Pré-adolescentes. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica, 43(1), 71-87. doi.org/10.21865/RIDEP43_71.
Peixoto, F., Sanches, C., Mata, L., & Monteiro, V. (2017) “How do you feel about math?”: relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievement. European Journal of Psychology of Education, 32(3), 385–405. doi: 10.1007/s10212-016-0299-4 http://link.springer.com/article/10.1007/s10212-016-0299-4.

 

Pin It
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO