Patrícia Constante

Maria Helena Horta

Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve

Educadora de Infância de formação inicial, é Doutora – com Menção Internacional – em Formação de Professores: desenvolvimento profissional de professores para uma educação multicultural, pela Universidade de Huelva.

Desde 2002 que é docente na Universidade do Algarve, pertencendo ao Departamento de Ciências Sociais e da Educação, Área Científica de Desenvolvimento Curricular, da Escola Superior de Educação e Comunicação. Atualmente é diretora de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar.

É membro integrado regular do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) da Universidade dos Açores (UAc), Delegada Regional no Algarve da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e formadora na área da Educação de Infância e Formação de Professores.

A sua área de investigação tem sido sempre ligada ao desenvolvimento da oralidade e à linguagem escrita na educação de infância, em particular, e à formação de professores/desenvolvimento profissional, em geral, onde tem inúmeras publicações (livros, capítulos de livros, capítulos de e-books, artigos, atas de congressos nacionais e internacionais) e comunicações apresentadas em congressos de Educação.