Dina Mendonça

IFILNOVA, NOVA FCSH, UNL

Membro da equipa de investigação do Instituto de Filosofia da Nova da Universidade Nova de Lisboa desenvolvendo trabalho de investigação sobre Filosofia das Emoções. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 1993. Depois foi para os EUA onde tirou o Mestrado em Filosofia para Crianças em 1996 na Universidade de Montclair, com a tese sobre “A Experiência Estética em John Dewey e a sua aplicação em Filosofia para Crianças” onde estudou com os fundadores do programa Filosofia para Crianças Matthew Lipman e Ann Sharp. Doutorada em Filosofia com tese sobre “A Anatomia da Experiência – uma Análise do Conceito de Experiência de John Dewey” pela Universidade de South Carolina em 2003. Tem participado e desenvolvido vários projetos na área da Filosofia para Crianças trabalhando na divulgação, formação (Projeto Escola Criativa do Serviço Cultural e Educativo do Centro Cultural de Cascais 2005-2014; Escola de Verão da Universidade Nova de Lisboa) concepção e experimentação de material pedagógico original (“Brincar a Pensar? Manual de Filosofia para Crianças” Plátano, 2011), e tem colaborado em vários projetos criativos (A Preguiça Ataca? (2007), Projeto Respira (Dançar é Crescer – Aldara Bizarro e o Projeto Respira, de Paula Varanda, Caleidoscópio, 2012), A Nova Bailarina (2011) & As linhas de Newton (2014) de Aldara Bizarro; Projeto Pedagógico 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian, Poemas para Bocas Pequenas de Margarida Mestre e António-Pedro (livro CD Poemas para Bocas Pequenas, Boca –Palavras que Alimentam 2015).