Numa sociedade em constante e acelerada mudança, a educação de crianças e jovens torna-se cada vez mais um desafio que deve ser partilhado entre todos: famílias, escolas e comunidade em geral. Criar as condições necessárias para que essas crianças e jovens desenvolvam as suas potencialidades requer uma pluralidade de olhares, do ponto de vista científico e profissional, sendo fundamental a promoção de encontros que contribuam para a partilha de experiências, de conhecimentos e de novas perspetivas sobre o desenvolvimento infantil e juvenil.

Nesse sentido, comprometida com o seu papel enquanto agente educador, impulsionador e criador de estratégias que promovam o desenvolvimento holístico das suas crianças e jovens, a Câmara Municipal de Lagoa propõe-se a organizar um dia de reflexão que aborde, além das competências cognitivas - com enfoque na aprendizagem da leitura e escrita - a importância do desenvolvimento das competências emocionais para a aprendizagem em contexto educativo e da promoção da capacidade de reflexão, questionamento e resolução de problemas na formação de crianças e jovens com pensamento crítico, criativo e intuitivo.

Ainda no âmbito da leitura, e em torno dos livros e das histórias, pretende-se com este Colóquio refletir sobre como criar experiências de literacia (emergente) para todos, de forma a tornar a promoção da leitura acessível aos diversos perfis de leitores, isto é, a qualquer pessoa. Destacam-se ainda no programa deste dia, os benefícios da leitura em voz alta para o desenvolvimento infantil com a apresentação de um projeto de biblioterapia em unidades de neonatologia e o conceito de parentalidade positiva, enquanto promotor de relações saudáveis entre pais, mães e filhos.

Reforçando o sentido de partilha de experiências e a aquisição de conhecimentos e competências, e com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas dos participantes, na parte da tarde propõe-se ainda a realização de um conjunto de workshops subordinados às temáticas da comunicação para todos, das dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita e da filosofia para crianças e jovens.

 

 PROGRAMA COMPLETO 

Aprender a Ser para melhor Aprender

Colóquio 

Aprender a Ser
para melhor Aprender Programa

Conferências - Auditório Convento S. José

 

 09h00   Abertura do Secretariado 
 09h30 - 09h45
 Sessão de abertura
  Francisco Martins | Presidente da Câmara Municipal de Lagoa
1 convidado da área da educação (DREALG)
    Apontamento musical de guitarra clássica com João Pedro Mendes
 09h50 - 10h30
 Conferência de abertura
 Auditório Convento S. José
  As emoções na sala de aula - conhecer, reconhecer e gerir para aprender a Ser
Lourdes Mata
ISPA (Instituto Universitário)
 10h30 - 11h00
 Conferência 1
 Auditório Convento S. José
  Contribuição da Literacia Emergente para o desempenho em leitura no 1º CEB
Patrícia Constante
Câmara Municipal de Matosinhos
 11h00 - 11h15   Debate moderado por Dina Mendonça 
 11h15 - 11h30   Pausa para café
 11h30 - 12h00
 Conferência 2
 Auditório Convento S. José
  Livros para a participação, histórias sobre inclusão!
João Canossa Dias
ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã)
 12h00 - 12h30
 Conferência 3
 Auditório Convento S. José
  Ler faz bem... aos Bebés XXS também!
Sandra Barão Nobre
Biblioterapeuta
 12h30 - 12h45   Debate moderado por Magda Gomes Dias
 12h45 - 14h30   Pausa para almoço

 14h35 - 15h00
 Conferência 4
 Auditório Convento S. José

  Filosofia para Crianças e Jovens: alguns aspetos fundamentais
Dina Mendonça
Instituto de filosofia da Nova, NOVA FCSH, UNL

 15h00 - 15h30
 Conferência 5
 Auditório Convento S. José

  Quem tem medo da Parentalidade Positiva? Os cincos pilares da Parentalidade Positiva
Magda Gomes Dias
Autora do blog "Mum's the boss" e fundadora da Escola Parentalidade Positiva e Eucação Positivas
16h00 às 17h30  

Workshop - Convento S. José

Sala 1
Convento S. José

  Redescobrir e Reconstruir a Comunicação
João Canossa Dias
ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã)

Sala 2
Convento S. José

  A filosofia para Crianças e Jovens: O que fazemos com as nossas perguntas?
Dina Mendonça
Instituto de filosofia da Nova, NOVA FCSH, UNL

Sala 3
Convento S. José

  Desafios para a avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem no 1º CEB
Patrícia Constante
Câmara Municipal de Matosinhos
17h30 às 17h45   Conclusões - Auditório Convento S. José
    Maria Helena Horta
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
    Apontamento cultural
17h45 às 18h00   Sessão de encerramento - Auditório Convento S. José
   

Ana Martins | Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa
Alexandre Martins Lima | Delegado Regional de Educação - DGesTE DSRAlgarve (a confirmar)

 

Programa do Colóquio "Aprender a Ser para melhor Aprender"  
Programa do Colóquio "Aprender a Ser para melhor Aprender"

 

 

PALESTRANTES 


Lourdes Mata
  Lourdes Mata
ISP - Instituto Universitário
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre    

 

 
Patrícia Constante
  Patrícia Constante
CM Matosinhos
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre   Workshop Lourdes Mata
 
João Canossa Dias
  João Canossa Dias
ARCIL
nota biográfica
      Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre   Workshop Lourdes Mata
         

Sandra Barão Nobre
  Sandra Barão Nobre
Abiblioterapeuta.com
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre    
 
Dina Mendonça
  Dina Mendonça
IFILNOVA, NOVA FCSH, UNL
nota biográfica
      Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre   Workshop Lourdes Mata
 
Magda Gomes Dias
  Magda Gomes Dias
EPPEP | Blog Mum's the boss
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata  

Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre

 
         

Patrícia Constante
  Maria Helena Horta
ESEC Universidade do Algarve
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata