Durante todo o mês de maio decorrerá a Mostra Internacional de Cinema de Lagoa - ALGARES, que dará continuidade a outros eventos já realizados neste concelho no âmbito da 7ª arte. Este evento vai ao encontro da política cultural assumida, que promove uma diversificação e um maior envolvimento do público residente e visitante com reforço na tónica da educação e informação de público, introduzindo o cinema na agenda cultural.

Através de parcerias estabelecidas com entidades regionais nas áreas culturais e educativas, proporcionar-se-á aos participantes um conjunto de ações diversas entre projeções, aulas, conferências, exposições e concursos que visam a difusão desta arte e o incremento da literacia cinéfila, expressão artística e importante testemunho histórico e social, abrindo assim caminho ao conhecimento e divulgação do cinema menos comercial, premiado nacional e internacionalmente, e menos conhecido do grande público.

30 abril | Auditório Carlos do Carmo

20h30 | Abertura da Exposição” A aventura do cinema” na sala polivalente, patente ao público até 31 de maio

21h10 | Abertura oficial da Mostra Internacional de Cinema de Lagoa – ALGARES

21h30 | Exibição do Filme A Fábrica de Nada de Pedro Pinho, película premiada em Cannes com o prémio da crítica e no Festival de Cinema de Sevilha, com o Giraldillo de Oro, 2017

Classificação: M/14

2 maio | Auditório Carlos do Carmo

9h30 | Exibição do filme A Fabrica de Nada com presença de uma das argumentistas do filme, Leonor Noivo

Sessão para os estudantes do ensino secundário do concelho

Classificação m/14

4 maio | Auditório Carlos do Carmo

21h00 | Lagoa Short Film Festival

Apresentação das Curtas e entrega de prémios aos grupos vencedores- Nobel Internacional School Algarve;

5 maio | Auditório Carlos do Carmo

21h30 | Exibição Novas Curtas Portuguesas

A curta-metragem portuguesa tem vindo a ser reconhecida pela sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo, revelando todos os anos novos e talentosos cineastas. Esta é uma oportunidade de conhecer alguns desses novos autores e as histórias que têm para nos contar. O programa inclui o favorito do público da última edição do Curtas Vila do Conde, “Surpresa”, e os sucessos internacionais “Água Mole”, presente este ano na selecção de Cannes, “Thursday Night” exibido em Sundance e o Urso de Ouro do festival de Berlim, “Cidade Pequena.

Classificação m/12

9 maio | Convento S. José

15h00-17h00 | Aula sobre a invenção do cinema por Graça Lobo

Ação integrada nas comemorações dos 20 anos do Programa Juventude, Cinema e Escola | Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSR Algarve

Público-alvo: Professores e estudantes do 3.º ciclo e ensino Secundário, público em geral

16 maio | Biblioteca Municipal de Lagoa

18h30- 20h00 | Conferência sobre a receção os Clássicos no cinema com a Professora Dr.ª Adriana Freire Nogueira

Ação integrada na comemoração dos 20 anos do programa Juventude, Cinema e Escola | Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSR Algarve;

Público-alvo: Professores e estudantes do ensino Secundário, técnicos e público em geral

23 maio| Auditório Carlos do Carmo

10h00-13h00 | Festa do Cinema: Programa JCE 2º ciclo

Ação integrada no programa Juventude, Cinema e Escola | Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares -Algarve

Publico- alvo: Professores e alunos do 2.º ciclo do Programa JCE 2017/2018

18h30 | Sessão de cinema “Vou levar os meus pais ao cinema” com a projeção do filme O Garoto de charlot, Charlie Chaplin

Ação integrada no programa Juventude, Cinema e Escola- Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares- DSR Algarve

Classificação: m/6

Público-alvo: Estudantes, famílias e público em geral

30 maio| Centro de Congressos do Arade

10h00/13h00 | Festa Final Encerramento do Programa JCE

Ação integrada no programa Juventude, Cinema e Escola | DGESTE- Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares- Algarve

Público-alvo: Professores e estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário do Programa JCE

31 maio | Auditório Carlos do Carmo

21h00 | Encerramento da Mostra Internacional de Cinema de Lagoa – ALGARES com a presença do Diretor do Festival de Sevilha, José Luís Cienfuegos e assinatura do protocolo de cooperação com o Município de Lagoa do Algarve.

Exibição do filme O Futebol de Sérgio Oksman, película apresentada no festival de Sevilha, em 2015. M/12

Escola Aprender+

37°08'42.3"N 8°30'12.1"W