Alberto Salume

Perfeitura de Vitória (Brasil)

Controle Social e Planejamento Governamental: o Plano de Metas e o monitoramento intensivo de indicadores de Vitória (Brasil)

O Plano de Metas é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória que consiste num conjunto de 58 metas claras e objetivas para o período de 2017-2020 (mandato do Prefeito), elaborado a partir do Plano de Governo apresentado durante a campanha eleitoral. Contém as prioridades do Governo para o período.

O Observatório de Indicadores baseia-se nos princípios da transparência, do suporte à tomada de decisão e da regionalização dos dados. É uma Política Municipal que consiste no levantamento, na sistematização, na disseminação e na abertura de indicadores da Cidade de Vitória que são divulgados num portal na Internet.

Tanto o Plano de Metas como o Observatório são iniciativas que fazem a integração do planejamento de governo e do controle social dos dados da administração pública.