Patrícia Constante

Câmara Municipal Matosinhos

Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no 1º CEB

Sinopse: A leitura e a escrita são ferramentas imprescindíveis à sociedade atual, em que o conhecimento e o seu uso são condições essenciais à igualdade de oportunidades entre todos/as. Aprender a ler e a escrever constituem, assim, desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos e decisores políticos que acompanham este processo.

A autarquia de Matosinhos desenvolve desde 2005 o projeto “A Ler Vamos…” que apresenta como principais objetivos a identificação atempada de crianças em risco educacional e a intervenção contingente com as caraterísticas das crianças. O projeto inicia-se na educação pré-escolar e prolonga-se até ao final do 2º ano do 1.ºCEB, uma vez que a investigação tem evidenciado a natureza protetora e facilitadora da educação pré-escolar como um contexto privilegiado de promoção de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.

A investigação aponta para a existência de relações de reciprocidade entre os conhecimentos prévios das crianças e o sucesso nas aquisições formais da leitura e da escrita. Embora o desenvolvimento destas competências seja iniciado nos anos pré-escolares, é igualmente potenciado pelo ensino explícito e formal que ocorre aquando do ingresso no 1.º ciclo do ensino básico.

Nesta comunicação será descrita a metodologia utilizada no projeto “A Ler Vamos…”, bem como serão analisados os resultados obtidos ao longo dos anos de implementação do projeto. Finalmente, será efetuada uma reflexão sobre a relevância das autarquias na promoção atempada do sucesso escolar.