A Câmara Municipal de Lagoa, através da Unidade de Ação Social propõe-se a organizar um evento de dois dias – 13 e 14 de novembro de 2019 – cujo tema é “Perspetivando a Natalidade: da Saúde à Sociedade”, estes dois dias de trabalho têm como principal objetivo a partilha e reflexão, acerca de questões relacionadas com a gravidez, a família e a criança. Incidindo os trabalhos sobre campo teórico, sem serem descurados, no entanto, os recursos existentes na comunidade.

O primeiro dia deste evento será dirigido a Profissionais de Saúde, enquanto por sua vez o segundo dia será dirigido a técnicos/as das mais variadas áreas, bem como, ao público em geral.

Este evento reveste-se de pertinência tendo por base as medidas de intervenção social adotadas por este Município - Incentivo à Natalidade - que têm visado a dignificação e aumento da qualidade de vida dos/as munícipes.

A organização deste evento conta com a colaboração da ARS Algarve, ACES Barlavento e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa.

 

Hora do Planeta: Uma hora para mudar o planeta

Na verdade, não é em uma hora que o planeta mudará, mas esta iniciativa a nível mundial poderá alertar para a necessidade de levar a sério as alterações climáticas. O Município de Lagoa associa-se à “Hora do Planeta”

No próximo dia 24 de Março, a partir das 20h30, repare; edifícios como os Paços de Concelho, depósitos de água, entre outros edifícios no concelho de Lagoa, estarão às escuras durante uma hora.

Por todo o mundo, milhões de pessoas, empresas, municípios etc., aderem a este movimento como forma de manifestar o seu envolvimento em ações relativas às alterações climáticas. Trata-se de um movimento coordenado pelo WWF (World Wide Fund for Nature) e a participação de diversas organizações de voluntários.

Os organizadores pretendem mudar mentalidades e atuações que levem a alterações políticas e legislativas de forma a promover uma atitude que contrarie as alterações climáticas em curso. Paralelamente, ajudam a implementar projetos de desenvolvimento sustentável por todo o mundo.

 

 

No site da organização pode ler-se:

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
Um ano depois a Hora do Planeta tornou-¬se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em Sa~o Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.

Lista de locais que aderirão à “Hora do Planeta” em Lagoa:

  • Edifício dos Paços de Concelho
  • Forte de N. Sra. da Encarnação
  • Passadiço de Carvoeiro
  • Centro de Congressos do Arade
  • Depósitos elevados de Estombar, Lagoa, Sesmarias e Porches.

 

 

O Município de Lagoa pretende com esta atividade de educação ambiental promover a cortiça como material ecológico de acordo com a parceria estabelecida com a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) no âmbito do Projeto Green Cork.


O Projeto Green Cork Escolas consiste num programa ao qual conta com todos os parceiros da comunidade escolar do Concelho de Lagoa, do ensino público, privado e social na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza.

O programa Green Cork Escolas, visando a promoção da sustentabilidade divulga a cortiça (material proveniente da casca do sobreiro, árvore abundante no sul de Portugal) como material totalmente reciclável e reutilizável. A recolha de rolhas de cortiça contribuem para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro (única árvore do mundo com cortiça – e é atualmente, uma espécie típica da região mediterrânica).

A educação é um importante meio para que estilos de vida humanos degradantes do ambiente possam ser modificados, de forma a contribuir para a sustentabilidade e para o bem-estar de toda a vida na Terra. O Green Cork Escolas compreende a educação como instrumento para mudar o mundo, pois contribui na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade a que pertencem, intervenientes com o meio de forma sustentável e respeitantes de todas as formas de vida.

O Município de Lagoa distribuiu por todos os estabelecimentos de ensino uma embalagem (O Rolhas) permite juntar as rolhas de cortiça e entregar na escola do seu educando para que este Município as possa recolher e mandar reciclar.

Parceiros envolvidos nesta atividade:

Rede Pública:

Agrupamento de Escolas Pe. António Martins de Oliveira de Lagoa
Ensino Pré-Escolar:
Jardim de Infância de Carvoeiro
Jardim de Infância de Lagoa
Jardim de Infância de Porches

Ensino Básico 1º Ciclo
Escola Básica de Carvoeiro
Escola Básica de Lagoa
Escola Básica de Porches

Ensino Básico 2º e 3º Ciclo
Escola Básica Jacinto Correia de Lagoa

Ensino Secundário
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira de Lagoa

 

Agrupamento de Escolas Rio Arade
Ensino Pré-Escolar
Jardim de Infância de Ferragudo
Jardim de Infância de Estômbar
Jardim de Infância de Mexilhoeira
Jardim de Infância de Parchal 1
Jardim de Infância de Parchal 2

Ensino Básico 1º Ciclo
Escola Básica de Ferragudo
Escola Básica de Estômbar
Escola Básica de Mexilhoeira
Escola Básica de Parchal

Ensino Básico 2º e 3º Ciclo
Escola Básica Professor João Cónim
Escola Básica Rio Arade

Rede Privada
Nobel Internacional School Algarve

Rede Social
ACD CHE Lagoense - Parchal
ADR Qtª. de São Pedro – Mexilhoeira da Carregação
CASC – Centro de Apoio e Social de Carvoeiro
CASP – Centro de Apoio e Social de Porches
Centro Paroquial de Estômbar
Centro Popular «A Colmeia» - Lagoa

 

 

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO