A Câmara Municipal de Lagoa, através da Unidade de Ação Social propõe-se a organizar um evento de dois dias – 13 e 14 de novembro de 2019 – cujo tema é “Perspetivando a Natalidade: da Saúde à Sociedade”, estes dois dias de trabalho têm como principal objetivo a partilha e reflexão, acerca de questões relacionadas com a gravidez, a família e a criança. Incidindo os trabalhos sobre campo teórico, sem serem descurados, no entanto, os recursos existentes na comunidade.

O primeiro dia deste evento será dirigido a Profissionais de Saúde, enquanto por sua vez o segundo dia será dirigido a técnicos/as das mais variadas áreas, bem como, ao público em geral.

Este evento reveste-se de pertinência tendo por base as medidas de intervenção social adotadas por este Município - Incentivo à Natalidade - que têm visado a dignificação e aumento da qualidade de vida dos/as munícipes.

A organização deste evento conta com a colaboração da ARS Algarve, ACES Barlavento e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa.

Hora do Planeta: Uma hora para mudar o planeta

Na verdade, não é em uma hora que o planeta mudará, mas esta iniciativa a nível mundial poderá alertar para a necessidade de levar a sério as alterações climáticas. O Município de Lagoa associa-se à “Hora do Planeta”

No próximo dia 24 de Março, a partir das 20h30, repare; edifícios como os Paços de Concelho, depósitos de água, entre outros edifícios no concelho de Lagoa, estarão às escuras durante uma hora.

Por todo o mundo, milhões de pessoas, empresas, municípios etc., aderem a este movimento como forma de manifestar o seu envolvimento em ações relativas às alterações climáticas. Trata-se de um movimento coordenado pelo WWF (World Wide Fund for Nature) e a participação de diversas organizações de voluntários.

Os organizadores pretendem mudar mentalidades e atuações que levem a alterações políticas e legislativas de forma a promover uma atitude que contrarie as alterações climáticas em curso. Paralelamente, ajudam a implementar projetos de desenvolvimento sustentável por todo o mundo.

No site da organização pode ler-se:

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
Um ano depois a Hora do Planeta tornou-¬se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em Sa~o Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.

Lista de locais que aderirão à “Hora do Planeta” em Lagoa:

• Edifício dos Paços de Concelho
  • Forte de N. Sra. da Encarnação
  • Passadiço de Carvoeiro
  • Centro de Congressos do Arade
  • Depósitos elevados de Estombar, Lagoa, Sesmarias e Porches.

O Município de Lagoa pretende com esta atividade de educação ambiental promover a cortiça como material ecológico de acordo com a parceria estabelecida com a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) no âmbito do Projeto Green Cork.

O Projeto Green Cork Escolas consiste num programa ao qual conta com todos os parceiros da comunidade escolar do Concelho de Lagoa, do ensino público, privado e social na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza.

O programa Green Cork Escolas, visando a promoção da sustentabilidade divulga a cortiça (material proveniente da casca do sobreiro, árvore abundante no sul de Portugal) como material totalmente reciclável e reutilizável. A recolha de rolhas de cortiça contribuem para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro (única árvore do mundo com cortiça – e é atualmente, uma espécie típica da região mediterrânica).

A educação é um importante meio para que estilos de vida humanos degradantes do ambiente possam ser modificados, de forma a contribuir para a sustentabilidade e para o bem-estar de toda a vida na Terra. O Green Cork Escolas compreende a educação como instrumento para mudar o mundo, pois contribui na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade a que pertencem, intervenientes com o meio de forma sustentável e respeitantes de todas as formas de vida.

O Município de Lagoa distribuiu por todos os estabelecimentos de ensino uma embalagem (O Rolhas) permite juntar as rolhas de cortiça e entregar na escola do seu educando para que este Município as possa recolher e mandar reciclar.

Parceiros envolvidos nesta atividade:

Rede Pública:

Agrupamento de Escolas Pe. António Martins de Oliveira de Lagoa