O litoral do concelho de Lagoa caracteriza-se pelo aspecto recortado e rendilhado de uma linha contínua de arribas, quase sempre abruptas sobre o oceano. Esta morfologia é determinada por uma geologia muito peculiar, lentamente modelada pela água das chuvas, pela energia das ondas, e pelo vento.

O 'CAMINHO DOS PROMONTÓRIOS' acompanha o contorno da orla costeira e estende-se por 6 km, entre a praia do Molhe, junto à foz do rio Arade, e a praia do Paraíso, nas proximidades da vila do Carvoeiro. A partir do promontório da Ponta do Altar, para nascente, uma sucessão de pontais ou pequenos promontórios, alternam com reentrâncias que acolhem pequenas praias encaixadas ou depósitos rochosos e pedregosos resultantes de antigos desmoronamentos. Mas são as arribas o elemento dominante na paisagem, desdobrando-se em relevos imponentes e de singular beleza.

 imagem

Ao longo do percurso o caminhante encontra, sistematizada em painéis interpretativos, informação sobre a geologia, a litologia e a geomorfologia, os ecossistemas marinhos e a vegetação costeira, a par de testemunhos da antiga ocupação humana do litoral.


Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO